Pacientes

A Silimed é reconhecida pela qualidade e segurança dos produtos, pela parceria com os cirurgiões plásticos e por produzir produtos que atendem às necessidades individuais de pacientes.

O interesse maior da Silimed é oferecer satisfação e bem-estar aos clientes e, por isso, traz inovação, como a impressão pioneira do número de série em cada implante, facilitando a rastreabilidade dos produtos.  Além disso, proporciona benefícios aos clientes, como o Programa de Substituição de Produto Silimed (PSPS).

Programa de Substituição de Produto Silimed (PSPS)

A escolha pela Silimed irá proporcionar às pacientes tranquilidade em adquirir implantes mamários seguros e de qualidade por oferecer um Programa de Substituição de Produto Silimed (PSPS) em casos de ruptura por defeito de fabricação ou por contratura capsular graus Baker III ou IV.

Após sua colocação, os implantes de silicone mamários são naturalmente envolvidos por uma cápsula tecidual, o que é uma reação normal do organismo. Em algumas pacientes, esta cápsula se torna vigorosa o suficiente para endurecer a mama e até modificar sua forma, conferindo-lhe um formato antiestético, endurecido e, às vezes, doloroso. Trata-se, portanto, de uma manifestação reativa do organismo à presença de um corpo estranho, isolando-o através da camada tecidual formada ao seu entorno, conhecida como cápsula fibrosa ou cápsula fibrótica. Essa reação do organismo é conhecida como contratura capsular. Existem quatro graus dela, de acordo com classificação de Baker, e a cobertura de nosso programa contempla os graus III e IV.

Perguntas Frequentes

O que é o PSPS?

PSPS é o Programa de Substituição de Produtos Silimed , um programa de reposição de produto em casos de ruptura de implantes mamários por defeito de fabricação ou por contratura capsular graus Baker III ou IV.

O que seria Contratura Capsular?
Após sua colocação, os implantes de silicone são naturalmente envolvidos por uma cápsula tecidual, o que é uma reação normal do organismo. Em alguns pacientes, esta cápsula se torna vigorosa o suficiente para endurecer a mama e até modificar sua forma, conferindo-lhe um formato antiestético, endurecido e, às vezes, doloroso. Essa reação do organismo é conhecida como contratura capsular.
Como funciona o PSPS?

A Silimed fará a reposição de implantes mamários preenchidos com gel de silicone e revestidos nas superfícies texturizada (TRUE TEXTURE) ou poliuretano (PURE POLYURETHANE) nas seguintes situações:

–  Contratura Capsular 

Embora seja uma manifestação natural do organismo, será feita a reposição nos casos de contratura capsular graus Baker III e IV para a cirurgia primária de aumento ou para a primeira cirurgia de reconstrução, considerando os seguintes períodos contados a partir da data da cirurgia:

  • POLIURETANO: 10 anos 
  • TEXTURIZADO: Período de até 10 anos para cirurgias realizadas a partir de 03/05/2017 e de até 6 anos para cirurgias realizadas entre 01/09/2014 e 03/05/2017.

 

–  Ruptura de implantes por defeito de fabricação, com reposição vitalícia nos casos de comprovada ruptura de implantes mamários por defeito de fabricação.

Quais documentos são necessários para solicitar o PSPS?
  • Exames de imagem (ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética) 
  • Relato médico carimbado e assinado explicando com detalhes o ocorrido 
  • Nota fiscal ou cartão do paciente que segue dentro da caixa do produto

Todos os documentos devem estar legíveis.

Em quais situações não teria direito de participar do PSPS?
  • Insatisfação com tamanho do implante ou resultado estético;

 

  • Ruptura do implante causada por outros motivos que não sejam referentes a defeito de fabricação, como por exemplo: ruptura causada durante a mamografia, entre outros;

 

  • Contratura Capsular grau Baker I ou II;

 

  • Quando o evento de ruptura por defeito de fabricação ou contratura capsular Baker graus III ou IV não tiver como demonstração inicial exames/fotografias e laudo médico;

 

  • Quando a paciente não apresentar cópia física do cartão da paciente fornecido durante ou após a cirurgia ou cópia da nota fiscal de compra;

 

  • Em casos de cirurgias que não sejam primárias, ou seja, quando forem cirurgias de revisão de aumento, seroma, ou qualquer outro motivo de reoperação.
Como entrar em contato para sanar dúvidas?
Caso você ainda tenha alguma dúvida entre em contato com a SILIMED através de nosso e-mail: assessoria@silimed.com.br ou 08009424199

Cartão do Paciente

Com objetivo de oferecer ainda mais segurança para os pacientes, cada caixa de implante Silimed é acompanhada por um cartão do paciente, onde o cirurgião plástico ou equipe fixa as etiquetas com o número de série, referência e volume de cada implante.

Por isso, esse cartão deve ser guardado pelo paciente que realizou a cirurgia com colocação de implante de silicone e deve ser apresentado por ele diante de exames de mamografia ou densitometria óssea mineral.

Caso o paciente deseje realizar uma cirurgia para a troca do implante de silicone, esse cartão deve ser apresentado ao cirurgião plástico para a escolha do novo implante.

Segurança

Visando sempre a segurança e o bem-estar de nossos clientes, a Silimed atua sempre com transparência, fornecendo informações importantes para o conhecimento dos pacientes.

Registro de Paciente

Os produtos da Silimed são sempre monitorados, mesmo após sua comercialização.

Se você adquiriu um implante Silimed, preencha os seus dados como paciente, as informações do produto e da cirurgia para que possamos ter seu registro atualizado em nosso cadastro e melhor atender vocês, pacientes.

Lembramos de solicitar ao seu Cirurgião Plástico após a cirurgia o cartão paciente que é enviado na embalagem do implante.